Um espaço comercial requer atenção especial. Isso porque é preciso estabelecer um ambiente agradável para quem vai passar a maior parte do dia nele, os colaboradores. E também para quem frequenta: os clientes. Por isso, na hora de desenvolver o projeto é necessário harmonizar beleza, conforto e funcionalidade. E claro, tudo isso sem perder a identidade e personalidade da empresa ou marca. Muitas vezes, essa tarefa pode parecer um grande desafio e foi pensando nisso que desenvolvemos 3 dicas de decoração para salas comerciais. Confira:
1. Salas comerciais pedem conforto
Assim como espaços residenciais ou home offices, as salas comerciais devem oferecer conforto para colaboradores, clientes e visitantes. Acomodações desconfortáveis têm impacto direto na produtividade e até mesmo na saúde da sua equipe. Sendo assim, é fundamental levar em consideração a ergonomia das mesas e cadeiras, por exemplo. Isso porque a inadequação delas costuma ser uma das principais causas de dores na coluna, pescoço e ombros. Com isso, o ideal é contar com cadeiras e poltronas reguláveis, apoios para os braços, e pés, altura correta para mesas e outros detalhes.
É importante também ter momentos de relaxamento e descanso para eliminar a pressão ou estresse que também contribuem para um aumento na produtividade. Por isso, muitas empresas têm adotado espaços do “ócio” com esse objetivo, são salas para tirar um cochilo, fazer uma leitura ou até mesmo praticar alguma atividade em grupo como jogos de cartas ou tabuleiro, por exemplo. Espaços como esse são indispensáveis em coworkings e muitas startups também têm adotado essa cultura.
2. Buscando a iluminação ideal
Apesar desse tópico também se encaixar no quesito conforto, ele é muito importante, então resolvemos criar um só para ele. A iluminação também é fundamental para a produtividade e saúde do profissional. Isso porque um ambiente pouco iluminado ou com claridade em excesso pode dificultar a realização das atividades ou fazer com que o colaborador force demais os olhos na tentativa de visualizar melhor. Sendo assim, é preciso ter alguns cuidados com a iluminação durante o planejamento de uma sala comercial.
Há pontos muito importantes que às vezes passam despercebidos como a origem da entrada de luz natural e o ofuscamento. Uma das funções desses dois pontos é evitar que a luz fique em contato diretamente com os olhos ou reflita em algo causando desconforto. Não se atentar ao reflexo da luz em telas e monitores é um erro muito comum em projetos de salas comerciais, por exemplo. E para evitar que fique escuro ou claro demais é necessário realizar o cálculo luminotécnico que garante a iluminação ideal para o seu ambiente. E claro, é preciso se preocupar com a escolha adequada das lâmpadas já que elas causam impacto direto no resultado final devido à características como: intensidade, temperatura, potência e até mesmo na conta de luz e outras.
3. Organização é fundamental
Toda empresa tem uma área destinada à papelada, mas se ela estiver por todos os lados. O que fazer? Existem negócios que necessitam de mais espaço para armazenamento e organização, por isso é fundamental avaliar as particularidades do projeto. Com isso, será possível visualizar as necessidades do cliente e desenvolver uma composição que o atenda.
Incluir nichos, prateleiras e gaveteiros nos mobiliários pode ser uma boa ideia já que eles podem acomodar documentos, acessórios de papelaria, objetos pessoais e outros. E quando o assunto são salas comerciais é impossível não pensar na marcenaria como uma solução. Isso porque, com ela é possível adequar o espaço às necessidades do cliente sem deixar à desejar no visual.
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